Quem Sou Eu

A Escola Municipal José Torres de Melo foi fundada a partir das reivindicações da comunidade local por educação gratuita, devido a uma grande demanda da comunidade carente do bairro. Está sediada na Av. Abolição nº 3984, Mucuripe e foi criada pelo Decreto nº 5427, publicada no D.O. nº 6756 de 02 / 10 / 1979 e pertence à Rede Municipal de Ensino. É mantida pela Prefeitura de Fortaleza, subordinada à Secretaria Municipal de Educação – SME e sob a jurisdição da Secretaria Executiva Regional II. Atende a uma clientela de 1.150 alunos que procedem dos bairros: Mucuripe, Castelo Encantado, Varjota e Meireles, oferecendo-lhes as séries regulares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no turno da manhã e da tarde, além da EJA – Educação de Jovens e Adultos, 1º e 2º segmentos, no turno da noite.
A escola possui um Projeto político Pedagógico, elaborado coletivamente com o envolvimento e a participação efetiva de toda a comunidade educativa e que é sistematicamente avaliado e atualizado; dispõe também de um Conselho Escolar atuante, com funções e atribuições definidas, funcionando de maneira permanente; sua prática pedagógica tem seus objetivos baseados nos quatro pilares da educação - aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser - e está voltada para o compromisso com a construção da cidadania, através da compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política.
Vários programas e projetos são vivenciados na escola, todos contribuem de forma eficiente no processo de socialização, afetividade e aprendizagem dos alunos. São desenvolvidos de forma coletiva e democrática, visando a interdisciplinaridade das ações pedagógicas; são planejados com o objetivo de integrar as áreas de conhecimento, garantindo que os conteúdos tenham relação direta com a realidade do aluno. Atualmente, estamos desenvolvendo o Plano de Ação relativo ao PETECA – Programa de Educação. A realização destes programas e projetos contribui de forma significativa para o resgate da cidadania e de uma vida digna para estas crianças, muitas vezes vítimas das injustiças sociais.


Para saber mais clique na imagem acima ou no link abaixo

http://www.fortalezanobre.com.br/search/label/Jos%C3%A9%20Ramos%20Torres%20de%20Melo